.

.

lunes, 5 de mayo de 2014

28/04/2014 - CABINDA: REGISTADOS MAIS DE 50 MIL CASOS DE MALÁRIA

 Cabinda: Registados mais de 50 mil casos de malária

Cabinda – Cinquenta e seis mil e 887 casos de malária, dos quais 58 resultaram em óbito, foram registados em Cabinda, no primeiro trimestre do ano em curso, informou sexta-feira, nesta cidade, a chefe do departamento de saúde pública e controlo de endemias da Secretaria Provincial da Saúde, Carlota Tati.

Fonte: Angop
A responsável, que falava no âmbito do Dia Mundial de Luta Contra a Malária (25 de Abril), adiantou que ainda no mesmo período registaram-se 779 casos de grávidas com malária, das quais 52 foram hospitalizadas.

De acordo com Carlota Tati, em igual período de 2013 as autoridades sanitárias tiveram o registo de 37 mil e 28 casos de malária, com 66 óbitos. Mil e 569 desses foram de gestantes, sendo 141 hospitalizadas.

Carlota Tati manifestou-se preocupada com a taxa de malária, devido aos vários pontos de estrangulamento persistentes, que podem anular os avanços conseguidos, reconhecendo contudo os esforços do sector da saúde, através dos seus técnicos e pessoal médico.

"Nesse sentido, o nosso primeiro apelo vai para a comunidade, cujo engajamento consciente e persistente na luta contra a malária, através da participação activa nos cuidados primários da saúde, saneamento básico do meio, uso constante do mosquiteiro, aterro de charcos, desmatação, recolha do lixo e não só, poderá contribuir significativamente para atingir objectivos definidos pelas nações unidades, minimizando os índices de morbimortalidade e debelando o seu impacto da economia e na produtividade", sublinhou.

Sob o lema "Manter ganhos à saúde, investindo no combate contra à malária", o acto do Dia Mundial da Luta contra a Malária, decorrido no recinto do Instituto Médio de Saúde (IMS), contou com a presença do vice-governador para o sector político e social, Victor do Espírito Santo, membros do governo, autoridades tradicionais, técnicos da saúde entre outros.