.

.

martes, 29 de julio de 2014

29/07/2014 - ANGOLA: ABAIXO ASSINADO PARA SAÍDA DE CRISTIANO ANDRÉ

ABAIXO ASSINADO PARA SAÍDA DE CRISTIANO

Lisboa -  A tensão que se atribui ao Tribunal Supremo de Angola está a ser agravada com a circulação de um abaixo assinado na qual os subscritores exigem que o Presidente daquela instituição judicial, Cristiano André abandone o cargo, por estar a dirigir na  ilegalidade. 
Fonte: Club-k.net
Juízes  alegam que o seu mandato já expirou
Apesar de Cristiano André estar com  o mandato expirado,  a iniciativa de abaixo assinado por partes dos juízes conselheiros, está  a ser vista em meios que apreciam o assunto, como um comportamento indigno.  Julga-se que estes “maus hábitos” sejam reflexo da introdução de advogados no Tribunal  Supremo que se tornaram juízes-conselheiros sem nunca terem enlaçado a dinâmica jurisdicional.
O Presidente do Tribunal Supremo é escolhido pelos juízes conselheiros desta instituição cabendo depois o Presidente da República, reconfirmar por via do  despacho presidencial a opção dos mesmos.
Os principais candidatos ao cargo de Presidente do Tribunal Supremo  são os juízes conselheiros Manuel Miguel da Costa Aragão e Simão Victor, o também vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial. O primeiro apesar de nunca ter abraçado a magistratura aparenta ser a opção do poder político, enquanto que o  segundo denota ser a preferência dos magistrados.