.

.

viernes, 1 de agosto de 2014

1/08/2014 - ANGOLA: CONFIRMAÇÂO DE TUMULTOS NA LUNDA NORTE

Polícia confirma tumultos na Lunda Norte

Uma anterior manifestação na Lunda Norte
  
Uma anterior manifestação na Lunda Norte
Autoridades dizem que 800 pessoas estiveram envolvidas em "vandalismo" e registaram-se dois mortos
A Polícia Nacional de Angola reagiu finalmente às noticias de graves incidentes na Lunda Norte afirmando que centenas de pessoas estiveram envolvidas nos tumultos e que duas pessoas morreram.
Polícia confirma tumultos na Lunda Norte - 0:49
Anteriormente, fontes na região tinham afirmado que sete pessoas, incluindo dois policias, teriam morrido.
A policia disse que um agente policia sofreu ferimentos ligeiros durante aquilo que chamou de uma onda de vandalismo envolvendo 800 pessoas.
A polícia disse que os incidentes começaram quando, numa operação de rotina contra o garimpo ilegal, os “garimpeiros insurgiram-se contra as forças policiais”
"Os disparos efectuados culminaram com a morte de dois cidadãos e também ferimentos a um agente do comando municipal da Polícia Nacional de Xá-Muteba, que se encontrava a operar na área", disse o superintendente-chefe Leonardo Bernardo.
Na sequência destes confrontos, acrescentou o oficial, um grupo com cerca de 800 elementos, entre garimpeiros, amigos e familiares das duas vítimas mortais, dirigiu-se a uma esquadra policial no município do Cuango, transportando os cadáveres e provocando vários actos de vandalismo durante o percurso.
Não foram dados outros pormenores, mas fontes na zona disseram que um posto policial foi destruído bem como várias viaturas.
A polícia disse ainda que nove indivíduos foram detidos.