.

.

jueves, 23 de julio de 2015

Ex-militares sem vencimentos







Ex-militares sem vencimentos na caixa de segurança social e nos antigos combatentes

Os ex-militares estão há meses sem os seus salários. Preocupados com a situação, os ex-militares apontaram a falta de melhores esclarecimentos por parte das autoridades e instituições competentes. Falando esta segunda-feira aos microfones da rádio despertar, aqueles homens afirmam que os seus filhos estão a ser maltratados nas escolas.

"Para esse assunto, nós estamos mal mesmo. A pessoa não consegue fazer mesmo nada. Os filhos todos estão sendo corridos nas escolas e um gajo à espera do vencimento que vem. Aqui é assim. Também não estão a dar resposta boa, dizer que o vencimento é amanhã ou depois de amanhã. Assim, só estamos mesmo preocupados. Não sabemos o que está a se passar", afirmou um dos afectados, sem citar o seu nome.

Os antigos homens das armas que apelam o governo a resolver a situação, dizem passar por problemas difíceis. A situação leva os defensores da pátria a acumular dívidas, devido a falta de valores na caixa de segurança social das FAA, e desmentem pronunciamentos do governador do Banco Nacional de Angola, que assegura não haver problemas monetários nos bancos.

"Se nós vamos à rua, depois vão buscar as polícias para nos correr. Mas nós queremos somente o nosso vencimento. O problema está ali. Depois falam que o governo está a trabalhar bem, trabalhar bem, quando as pessoas estão a morrer com fome? Nós somos sobreviventes da guerra e estamos a passar fome. Isso está mal”, afirmou outro cidadão também afectado pela ausência de salários.

“Não estão a resolver o nosso problema de salário”, lamentou um outro ex-militar, acrescentando que esse é o segundo mês e o pior de tudo é que ninguém diz nada.

“O governo angolano não tem cultura de falar a verdade. A cultura dele é sempre a mentira”, acusou um outro cidadão na condição de ex-militar.

Informações disponíveis referem que as Finanças já disponibilizaram os valores a que têm direito os pensionistas das Forças Armadas, mas a caixa de segurança social das FAA desmente a versão do ministério das finanças.

Até se esclarecer e resolver o problema, a verdade é que a situação dos ex-militares de per si já delicada, torna-se cada vez dramática.