.

.

lunes, 27 de noviembre de 2017

Parcerias público-privadas na Saúde com dias contados em Benguela

Fonte :KUP
Parcerias público-privadas na Saúde com dias contados em Benguela
Hemodialise Benguela 24-11-2017.jpg
Depois da greve decretada há duas semanas pelos funcionários do Centro de Hemodiálises de Benguela e Lobito, geridos por uma empresa privada, colocou em perigo de vida os cerca de 200 pacientes.

Em função disso, as autoridades estão a estudar o futuro da parceria público-privada no sector da saúde na província, segundo assegurou recentemente, o Director Provincial da Saúde.

“Pronto, observando para esta questão, nós também, realmente, já estamos preocupados com este assunto. O que nós estamos actualmente é, fazer um estudo, para ver até que ponto estas parcerias, estas clínicas, dentro dos hospitais, até que ponto poderão beneficiar ou prejudicar as próprias unidades hospitalares”.

Manuel Cabinda sublinha que, a sua equipa procede uma avaliação do desempenho das Instituições Sanitárias privadas em parceria com as públicas, e consequente tomada de decisão sobre a existência do vínculo.

“É um estudo que começamos muito recentemente. Ainda não conseguimos fazer a avaliação para decidirmos se vale a pena tê-las ou se não vale ter estas unidades. Portanto, é uma questão de depois avaliarmos. Portanto, se forem unidades que, mais prejudicam as nossas instituições, não convém tê-las”.

Acrescenta ainda, o Novo Director Provincial da Saúde que, se forem unidades que dão ganhos para a Instituição, para os doentes, para outros serviços, então nós podemos discutir quais são as melhores modalidades de termos esses serviços e analisá-las melhor. Portanto, é uma questão que até agora está em estudo.

O responsável realça igualmente que, “tudo aquilo que prejudica os nossos serviços, nós não podemos tê-la. Então, vamos continuar avaliar. Acredito que, dentro de dois, três meses conseguimos ter uma melhor apreciação do que é a estadia desses serviços dentro das nossas unidades”.