.

.

domingo, 12 de noviembre de 2017

UNITA Saúda Angolanos pelo 42º Aniversário da Independência

Fonte :KUP
UNITA saúda angolanos pelo 42º aniversário da Independência
Neto, Roberto e Savimbi.jpg
 Os angolanos comemoraram, a 11 de Novembro de 2017, o 42º aniversário da Independência Nacional. O acto Central da efeméride, organizado pelo Ministério da Administração e Reforma do Estado, teve lugar no município da Matala, sob o Lema “unidos por uma Angola democrática, una e indivisível”.


Entretanto, a UNITA um dos três movimentos de libertação de Angola, saudou a data com a divulgação de um Comunicado da sua Direcção, em que enaltece a luta dos angolanos pelo alcance da independência de Angola.

“Depois de 14 anos de luta armada, a 11 de Novembro de 1975, Angola ascendeu à sua independência a partir da antiga potência colonial portuguesa. Foi uma altura marcada por uma guerra fratricida entre os 3 movimentos de libertação nacional de então, FNLA, MPLA e UNITA”, recorda o Partido fundado pelo Dr Jonas Malheiro Savimbi, sublinhando o momento difícil vivido pelos angolanos, devido a uma violenta guerra civil que envolveu as duas superpotências – União Soviética e Estados Unidos da América –, bem como outros países do mundo.

Por ocasião do 42º aniversário da independência nacional, a UNITA reconhece o esforço de todos os angolanos e o sacrifício que consentiram, nas mais variadas formas de luta anticolonial, agradece todos os países do mundo que se empenharam, verdadeiramente para que Angola pudesse firmar-se no contexto das nações livres e independentes, apela a todos os angolanos para saberem manter a independência nacional e rende homenagem a todos aqueles que perderam a sua vida pelo país.

A UNITA reafirma a sua predisposição de continuar a defender os princípios que motivaram a sua criação: a independência nacional, a união de todos os angolanos, o desenvolvimento económico, a democracia pluripartidária e a justiça social.

“Ontem como hoje, a UNITA vai continuar a defender a dignidade dos angolanos e trabalhar para a consolidação e aprofundamento do Estado Democrático de Direito”, conclui o comunicado da UNITA.

www.unitaangola.org