.

.

martes, 17 de julio de 2018

Equipa económica analisa programação financeira


Equipa económica analisa programação financeira
Conselho de Ministro no Lubango JLO.jpg
Vários documentos de teor económico, entre os quais, a proposta de Programação Financeira do Tesouro para o III Trimestre do ano em curso, foram apreciados nesta sexta-feira, em sessão da Comissão Económica do Conselho de Ministros.

A reunião de carácter ordinária, que decorreu sob orientação do Titular do Poder Executivo, João Lourenço, incluiu na agenda de trabalho uma Proposta de Plano de Caixa do Tesouro referente ao mês de Julho corrente.

Segundo a notícia divulgada pela ANGOP, os membros da Comissão Económica do Conselho de Ministros avaliaram um memorando sobre o estado de evolução dos Projectos de Investimento Público, definidos para as três províncias do Sul do país, nomeadamente Huíla, Namibe e Cunene.

A Comissão Económica do Conselho de Ministros tem como incumbência tratar da agenda macro-económica do Executivo e assegurar a condução da gestão macro-económica em harmonia com os objectivos e as prioridades económicas do Programa de Governação do Presidente da República.

A reunião teve a participação de ministros de Estado, ministros e governadores das províncias da Huíla, Cunene e Namibe.

Entretanto, governador provincial da Huila, Marcelino Tyipinge, que falava na sétima reunião ordinária da Comissão Económica do Conselho de Ministros, destacou que a principal riqueza das populações do Sul do país consiste no gado.

O governante considerou, por isso, fundamental a disponibilização de mais dinheiro para a criação de projectos.

Para Marcelino Tyipinge, as medidas que têm sido tomadas pela comissão interministerial sobre a seca, criadas há dois anos, revelam-se insuficientes.

Em sua óptica, a comissão não consegue fazer uma avaliação “correcta” dos programas afins dos governos da região Sul, pelo que é preciso tomarem-se medidas mais consistentes, que passam pela reabilitação e construção de barragens de retenção de águas pluviais.

Por outro lado, o governante informou que a falta de abastecimento regular de vacinas para o gado constitui um constrangimento para a província da Huíla.

João Lourenço efectua desde hoje, sexta-feira, uma visita de trabalho de dois dias à província da Huílá, onde orienta a reunião ordinária da Comissão Económica do Conselho de Ministros.

O encontro agrega ministros de Estado, ministros e governadores das províncias da Huíla, Cunene e Namibe.
www.unitaangola.org