O Presidente da República exonerou a seu pedido Alfredo Eduardo Manuel Mingas (Panda) do cargo de Comandante Geral da Polícia Nacional de Angola.
Panda esteve envolvido num acidente de viação no dia 24 de Julho de 2018, de que resultou a morte de duas pessoas. As circunstâncias em ocorreu o acidente de viação não foram ainda esclarecidas pelas autoridades competentes, mas o facto gerou alguma especulação pública e terá exposto negativamente a imagem do então homem forte da corporação.
Em sua substituição João Lourenço nomeou em despacho exarado esta segunda-feira, Paulo Gaspar de Almeida até então segundo Comandante da Polícia Nacional.
Para coadjuvar Paulo de Almeida foi também nomeado Pedro Joaquim Kandela, que exercia funções de Comandante da Polícia de Guarda Fronteiras.
Relativamente, ao acidente de viação em que esteve envolvido o antigo Comandante da Polícia Nacional, juristas defendem a responsabilização de Alfredo Manuel Mingas “Panda”, pelas mortes ocorridas, independentemente das circunstâncias que ocasionaram a ocorrência trágica. | |