.

.

lunes, 22 de octubre de 2018

É importante recuperar sentimento e amor pela Política da Juventude

É importante recuperar sentimento e amor pela Política da Juventude
Jovens-angolanos.jpg
A afirmação é do Coordenador da Plataforma Juvenil para Cidadania, Walter Ferreira, que falava em exclusivo a KUP, a margem da abertura da campanha eleitoral do Secretário-geral Cessante da JURA, esta terça-feira, 16 de Outubro de 2018, no Hotel Mucinga Nzambi, no Município de Viana, em que considerou ter no país uma juventude que se encontra na extrema pobreza.

“Primeiro, eu penso que é importante recuperarmos o sentimento e o amor pela política da juventude. Temos uma juventude que está muito desmotivada. Essa juventude não está só nos partidos políticos”, afirmou.

“Temos uma juventude que se encontra na extrema pobreza, e é importante que se recupere, por um lado, o amor à política, porque é a política que, efectivamente traça o rumo dos desafios das sociedades, e eu penso que para cada contexto surge novos actores”.

O académico aconselha os jovens dos diferentes extractos do nosso país a encontrar soluções convergentes, para se resolver os grandes problemas que o país atravessa, que vão desde o emprego ao empreendedorismo.

“Temos uma geração de mais velhos nos partidos políticos, na sociedade, na academia, que está a deixar um testemunho. E, nós os jovens dos partidos políticos, da sociedade civil, do espaço de cultura precisamos efectivamente de encontrar soluções convergentes, para que possamos resolver os grandes problemas que o nosso país atravessa: do emprego, da habitação, do lazer, do empreendedorismo”.

“Mas, é uma etapa, é um novo contexto. Vamos esperar que, efectivamente os jovens dos partidos políticos, dos jovens na sociedade civil consigam dar um sinal diferente daquilo que foi a passagem dos nossos mais velhos”, defendeu.

De acordo com Walter Ferreira, para isso era necessário distinguirmos dois desafios: o momento da política partidária, e o momento da cidadania. Penso que os jovens devem participar mais. Devem se envolver mais no espaço público, devem interagir mais. E, precisamos de jovens mais ousados, mais corajosos. Só a coragem é que traz mudanças, só a coragem é que traz reformas. As reformas são reformas para o país, para as questões sociais, económicas, culturais para o bem da nação.

A Plataforma Juvenil para a Cidadania é um Movimento Social alternativo ao diálogo das organizações político-partidárias, que discute os objectivos mais congregadores e uma política mais inclusiva.

Partilhar
www.unitaangola.org