.

.

miércoles, 30 de enero de 2019

UNITA forma seus Candidatos a Autarcas

UNITA forma seus Candidatos a Autarcas
Conversa-1.jpg
O Presidente da UNITA anunciou para os meses de Janeiro e Fevereiro de 2019, a introdução na Assembleia Nacional de propostas do seu Partido para a institucionalização das autarquias locais, com os aperfeiçoamentos decorrentes da Carta da UNITA da Autonomia Local, recentemente aprovada. A par dessa iniciativa, a UNITA vai prosseguir as sentadas de cidadania, visando explicar aos cidadãos a exigência da democracia que consiste na partilha da governação entre o poder administrativo do Estado e com outras instituições de direito público, autónomas do Estado e do Partido que controla o Estado.

Para o líder da UNITA esse exercício envolve riscos políticos, que todos os democratas precisam de estar preparados para assumir, porque o poder democrático pertence aos cidadãos e não aos Partidos políticos, mesmo que estes estejam habituados a controlar o poder administrativo sozinhos durante décadas.

“Ninguém deve ter medo do poder autárquico, que é, afinal, o poder popular, que nós cantamos todos os dias, quando entoamos o Hino Nacional”, exortou Samakuva, reiterando que os cidadãos devem saber que nenhum governo, nenhuma maioria parlamentar pode coactar, condicionar ou limitar o direito que todos os angolanos têm de exercer o poder autárquico no município onde residem.

Ainda para este ano a UNITA projecta iniciar a formação prática dos seus candidatos a autarcas, perspectivando interagir com os seus vizinhos, e fazer o diagnóstico dos problemas a resolver, em todos os municípios.

“Irão organizar as vidas pessoais para começar uma nova vida. As autarquias arrancam de facto em 2019. As eleições é que serão em 2020, mas o trabalho será feito agora”, reforçou o líder da UNITA.
www.unitaangola.org