.

.

jueves, 7 de febrero de 2019

Félix Tshisekedi visita Luanda – Angola

Félix Tshisekedi visita Luanda – Angola
Félix Tchisekedi_RDC (1).jpg
O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, pediu que as autoridades angolanas tratem com respeito os seus cidadãos, alvo de deportação, numa conferência de imprensa após um encontro mantido com João Lourenço nesta terça-feira, 5, em Luanda.

Na sua primeira visita ao exterior depois da posse, o novo Presidente destacou a importância das relações entre Luanda e Kinshasa.

Respondendo aos jornalistas, Félix Tshisekedi garantiu mudar o curso da história do país que o elegeu em Janeiro último.

“Estas são as primeiras eleições sem banho de sangue na RDC, pelo que, comprometo-me com o bem estar do povo Congolês e a consolidação paz no meu país fez parte das minhas promessas a quando da campanha eleitoral, em todos os lugares onde passei. Depois de ser eleito, chamei o Alto Estado General do país para me inteirar da real situação militar que se vive em algumas zonas do território nacional e tenho estado a acompanhar o desenrolar da mesma, dia pós dia”. Frisou.

O novo chefe de Estado da RDC assegurou que vai trabalhar para garantir as liberdades fundamentais e agir segundo a Constituição do seu país.

“Dentro de pouco tempo vamos formar o governo e Eu já disse ao ex-presidente Kabila, para trabalharmos todos juntos em prol do nosso país. Recentemente o líder da oposição realizou um comício e sentiu-se surpreso pelo comportamento que a Polícia demonstrou, tudo correu bem e a televisão estatal cobriu o acto desde o princípio até o fim, coisa que nunca tinha acontecido nas últimas três décadas. Assim é que será o Congo Democrático. rematou .

Por seu lado, Lourenço realçou a necessidade da segurança nas fronteiras entre os dois países e considerou as relações económicas como fulcrais para o desenvolvimento da República Democrática do Congo e de Angola.
www.unitaangola.org