.

.

jueves, 1 de febrero de 2018

FALA foram baluarte


Fonte :KUP
FALA foram baluarte da estratégia e dos ideais da UNITA
FALA-UNITA 31-01-2018.jpg
“A UNITA é um projecto que nasceu como Contribuição Patrótica, na Luta Político – militar para Conquista da Independência de Angola”, afirmou recentemente o Director de Gabinete de Estudos Pesquisa e análise, Álvaro Chikwamanga, ao falar perante militantes do partido, por ocasião do dia das Ex-FALA.

Segundo o político, a UNITA fundada pelo Dr. Jonas Malheiro Savimbi, sempre visou a liberdade e a independência total para os homens e para a pátria-mãe.

“A UNITA preconizou desde 1966 Homens livres, donos da sua terra, defensores dos seus valores, da sua cultura e do seu destino comum;

Democracia Assegurada pelo Voto do Povo, através de vários partidos políticos. À UNITA a democracia não foi imposta, nem é um elemento estranho à nossa filosofia e método de luta pela conquista do Poder político”, recordou, sublinhando que a UNITA projectou para Angola um Estado de Direito e Democrático, onde imperasse a liberdade política.

De acordo com Álvaro Chikwamanga, na sua origem, as FALA foram sempre o baluarte da estratégia e dos ideais da UNITA, situando-se sempre na linha da frente.

“Sem a FALA a UNITA não atingiria nunca os patamares que atingiu na Histária de Angola, nem mesmo teria sobrevivido da Luta anti-colonial, pois enquanto a UNITA se batia pela independência de Angola, no interior do País, para ter um papel central nas negociações com os portugueses, para a libertação do nosso país, as nossas posições eram atacadas pelo MPLA e pela UPA”, continuou.

Citando o livro do Padre António Oliveira, o prelector insistiu que foi a bravura das FALA que inviabilizaou o desaparecimento da UNITA nos finais dos anos 60 e princípios de 70 e permitiu que Ela se apresentasse em Alvor ao lado da FNLA e do MPLA como parceiros iguais nas negociações para a Independência e um entre os três únicos e legítimos representantes do povo angolano, que alcançaria a sua independência a 11 de Novembro de 1975.

Recordou ainda que após a conquista da independência, num clima de absoluta exclusão da UNITA e da FNLA pelo MPLA, com a cumplicidade do partido comunista Português e Movimento da Forças Armadas, igualmente de Portugal, coube as ex-FALA a missão corajosa e histórica de libertar Angola do neo-colonialismo Russo-Cubano.

“Nessa empreitada Patriótica e revolucionária, a natureza das ex-FALA foi essencialmente Política e popular, cuja missão era Mobilizar o povo, defender os seus bens, recrutar jovens para as suas fileiras, prestar serviços às populações, principalmente nos domínios da alfabetização, saúde e agro-pecuária, destruir fisicamente o inimigo de então, organizar a segurança do povo e das zonas libertadas, formando e treinando os sentinelas do povo, e lançar as base da orgnização e expansão dos comités do Movimentos no seio da população e em zonas de expansão respectivamente”.

O acto das comemorações do dia ex-FALA contou com a participação de figuras histórica do Partido e de militantes e membros.