.

.

jueves, 7 de febrero de 2019

Recolhidas amostras para testes

Recolhidas amostras para testes de DNA dos restos mortais do Dr Savimbi em Angola, Portugal e Argentina
Dr-Savimbi (2).gif
Começou nesta quinta-feira, 31 de Janeiro de 2019, no Luena – Moxico, processo de exumação dos restos mortais do Dr Jonas Malheiro Savimbi, morto em combate no dia 22 de Fevereiro de 2002.

A acção de localização da urna com os restos mortais do líder fundador da UNITA para os testes de DNA, levou ao Luena, uma missão multi sectorial, integrada por membros da direcção do Partido fundado por Jonas Savimbi, seus filhos, membros do Executivo angolano e peritos angolanos, portugueses e sul africanos.

“Hoje, nós estamos a fazer escavações no sentido de localizarmos a urna com os restos mortais, depois vamos fazer a exumação, e depois desse processo será feita recolha de amostras por técnicos angolanos da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto e também por técnicos forenses da área criminalista dos Serviços de Investigação Criminal para a realização em Angola das provas, as contra provas serão feitas no Instituto de Medicina Legal do Porto, na Argentina, com a participação de técnicos sul-africanos”, afirmou o Inspector do Ministério de Saúde de Angola, Miguel dos Santos Oliveira.

De acordo com o profissional, com vista ao teste de DNA e à par do que foi feito no Luena, foi feita na tarde desta quinta-feira, recolha de amostras aos três filhos e a uma irmã do Dr. Jonas Savimbi.

Alcides Sakala, falando em nome da UNITA e da família destacou a relevância do processo na consolidação e aprofundamento da reconciliação nacional.
www.unitaangola.org